- Todo o estudante de pós-graduação em Entomologia deverá freqüentar a disciplina SEMINÁRIO durante o tempo que vai do seu ingresso na UFV até A DEFESA DE SUA TESE: estarão dispensados da freqüência nos Seminários, somente os alunos que necessitarem ausentar-se da UFV, mediante justificativa emitida pelo orientador. A presença dos estudantes não será obrigatória apenas no Seminário que antecede a apresentação de sua tese.

- Os alunos deverão inscrever-se na disciplina correspondente ao nível de sua pós-graduação, no semestre que pretender fazer sua apresentação: BAN 797 (SEMINÁRIO I – MESTRADO) ou BAN 798 (SEMINÁRIO II – DOUTORADO). A avaliação é feita pelos conceitos: S (satisfatório) e N (não satisfatório). Será considerado não satisfatório o desempenho do aluno que comparecer a menos de 75% da programação realizada no semestre onde se encontra inscrito para apresentar os seus Seminários.

- Cada estudante deverá apresentar (01) seminário durante a realização do seu programa de pós-graduação, como condição para candidatar-se à defesa de sua tese. O segundo seminário será apresentado imediatamente antes da defesa de tese e não terá presença obrigatória.

- Tanto para o Seminário I ou II, o aluno necessita inscrever-se, no semestre em que desejar fazer sua apresentação, diretamente com o Coordenador da mesma, no início de cada período letivo.

- Para melhor entendimento sobre a apresentação dos Seminários, o estudante da pós-graduação deverá ter em mente o seguinte:
a) - O tema do primeiro Seminário de Pós-Graduação do aluno deverá ser de sua livre escolha, preferencialmente, algum relacionado com assuntos em que tenha experiência, no campo entomológico.
Em comum acordo com seu orientador, o aluno poderá apresentar, como substitutivo ao Tema Livre, o seu Projeto de Tese. Neste caso, o aluno fará uma abordagem sobre o conhecimento científico e tecnológico relacionado ao assunto em que ele pretende dar a sua contribuição. Ele fará uma palestra, mais completa possível, sobre o assunto escolhido, apontar as necessidades de pesquisa que justificam o seu projeto e estabelecerá os objetivos que pretende alcançar. Para finalizar a apresentação, o aluno poderá acrescentar um breve resumo da metodologia a ser utilizada na consecução de cada objetivo proposto. Lembre-se de que cada metodologia não deve ser simplesmente inventada, mas lastreada por trabalhos prévios ou por justificativas plausíveis.
b) - O tema do segundo Seminário é a sua tese, quando deverão ser apresentadas as conclusões do seu trabalho, já com os resultados analisados, discutidos e interpretados.
c) - O tempo mínimo previsto para cada apresentação é 25 minutos e o máximo de 35 minutos O restante do tempo (15-25 min) será dedicado às perguntas, questionamentos, sugestões e debates sobre o assunto apresentado.
d) - Para que as apresentações produzam melhores resultados em termos de comunicação, o aluno deverá empenhar-se em utilizar recursos audiovisuais como retroprojetor, projetor de slides, data show, álbum seriado e outros que favoreçam a compreensão do assunto apresentado.
e) – Uma semana antes da apresentação do seminário, o pós-graduanto deverá fornecer, via e-mail, o título e resumo, de um parágrafo apenas, do seu Seminário, para que o Coordenador possa divulgá-lo na comunidade acadêmica. O resumo deve conter referências bibliográficas (maximo três) do assunto abordado como sugestão de leitura complementar.
f) – O pós-graduando deverá anunciar o Título, Local, Data e Horário da realização do seu seminário. Para tal, deverá apanhar formulários próprios com o Coordenador e, após preenchê-los, afixá-los em locais combinados.
g) - O Seminário apresentado será avaliado por uma comissão julgadora composta por 3 pessoas, escolhidas entre os presentes ao Seminário.
h) - O julgamento será feito em ficha padronizada, observando-se os seguintes itens: APRESENTAÇÃO (exposição do assunto, dicção, gramática, dinâmica, postura diante do público, seqüência entre falação, exposição visual e motivação despertada); SEQÜÊNCIA (concatenação das idéias; arranjo das partes do Seminário); CONTEÚDO (consistência do trabalho; corpo de idéias e adequação ao Título e Resumo); NÍVEL TÉCNICO (nível do seminário condizente com o de pós-graduação, utilização de termos técnicos e de linguagem científica); CAPACIDADE DE SÍNTESE (adequação ao tempo pré-determinado); RECURSOS AUDIOVISUAIS (qualidade, quantidade e variedade dos recursos utilizados, auxílio que prestarão para a compreensão do assunto) e CONHECIMENTO DO ASSUNTO (conhecimento aparente do assunto exposto e habilidade em responder perguntas).
i) - A nota mínima para aprovação será "6,00" que corresponde ao conceito "S". O pós-graduando reprovado na apresentação de seu seminário deverá apresentar novo Seminário.
- Para esclarecimentos de qualquer natureza, entrar em contato com o Coordenador desta disciplina.