SIMPÓSIO DE PESQUISA DO CAFÉ DO BRASIL

OBJETIVO DO SIMPÓSIO

O simpósio sobre os "Fatores que Afetam a Produtividade do Cafeeiro", realizado em Novembro de 1984,em Poços de Caldas, foi o último grande evento brasileiro que analisou e sintetizou os conhecimentos da cafeicultura mundial. São agora passados 16 anos durante os quais novos conhecimentos foram gerados pela pesquisa cafeeira mundial. É portanto necessário atualizar e integrar o conhecimento técnico-científico, nacional e internacional, desenvolvido desde então, especialmente aqueles referentes às novas fronteiras da cafeicultura brasileira e suas consequências ecológicas.
Este Simpósio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, versará sobre temas atuais, relativos ao agronegócio café de interesse de pequenas, médias e grandes empresas. Com este objetivo, será convidado um elenco dos mais ilibados pesquisadores de café para palestrar sobre uma plêidade de importantes temas, do momento, indo desde a cafeicultura irrigada, a biotecnologia e o combate biológico de pragas até os problemas da indústria e do mercado, dando-se, também ênfase aos problemas sócio-econômicos e do meio ambiente.

PÚBLICO ALVO

Pesquisadores, professores, universitários, empresários e produtores rurais interessados no desenvolvimento da cafeicultura brasileira.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

Os trabalhos deverão ser escritos no formato de resumos expandidos, em português, com abstract em inglês, com o máximo de quatro páginas, constando de títulos, autor(es), resumo, palavras chave, introdução, material e método, resultados e discussão, conclusões, referências bibliográficas e notas de rodapé. Os trabalhos deveram ser entregues até o dia 15/08/00, em cópia impressa em papel tamanho A4 e uma cópia em disquete 3 1/2, ou enviados por e-mail à Comissão Organizadora do Simpósio de Pesquisa do Café do Brasil.
Editor de Texto: MS-WORD 6.0 ou superior.
Página: Tamanho A4 com orientação retrato, mancha de 17 cm x 25,5 cm, margens superior de 2 cm, inferior de 2 cm, margem esquerda de 2,5 cm e direita de 1,5 cm. Não numerar as páginas. Não deverá existir tabulação no texto. Os resumos expandidos deverão ter, no máximo, quatro (4) páginas.
FONTE: Times New Roman, tamanho 14 em negrito para o título, tamanho 12 em negrito para o nome dos autores, 11 para o texto e Times New Roman tamanho 8 para sobrescrito, subscrito e notas de rodapé.
O TÍTULO e o último SOBRENOME de cada autor deverão ser escritos em letras maiúsculas, centralizados e em negrito. O nome e demais sobrenomes dos autores deverão ser colocados com a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas. O nome completo dos autores deve ser apresentado em ordem direta, seguida da sigla da instituição a que pertence; pelo menos do autor principal deverá ser também seguido do e-mail.
Os tópicos (RESUMO, PALAVRA-CHAVE, etc) deverão ser escritos em letras maiúsculas, justificados à esquerda e à direita.
Espaço: Deverá haver espaço duplo entre o título e o nome do(s) autor(es) e tópico do resumo. O título, o nome dos autores e o texto, deverão ser escritos em espaço simples.
Deverá haver espaço simples entre o final de cada texto e o próximo tópico.
Os nomes científicos devem ser escritos em itálico.
No rodapé da primeira página deverá constar a fonte de financiamento do trabalho. No caso de trabalhos do Consórcio, constar em negrito CONSÓRCIO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO CAFÉ.
A Comissão Organizadora informará a forma de apresentação de cada trabalho: apresentação oral ou na sessão poster.
Todos os trabalhos recebidos e aprovados serão publicados nos anais sob a forma de resumos expandidos e as conferências serão publicadas em forma de livro.

NORMAS PARA SESSÃO POSTER

Os trabalhos deverão ser confeccionados com, no máximo, 90cm de largura por 120cm de altura.
Sugestão de tamanho das letras:
- Título e subtítulo: corpo 57 a 76 (15 a 20mm)
- Texto: corpo 19 a 23 (5 a 6 mm)
Os resultados experimentais podem ser ilustrados com fotos, gráficos e tabelas. Os trabalhos devem ser apresentados em português.
Observação: Cada autor deverá estar à disposição dos interessados no seu trabalho por pelo menos duas horas, a partir do início da sessão.

Dia 26/09/00 Terça Feira

08:00h às 10:00h - Inscrições
10:00h - Abertura oficial (Salão Nobre)
11:00h - Conferência: O Consórcio Brasileiro de Pesquisa e
Desenvolvimento do Café
Dr. Antônio de Pádua Nacif - EMBRAPA CAFÉ
12:00h - Almoço
14:00h - Conferência: A Água e o Desenvolvimento do Cafeeiro
Prof. Alemar Braga Rena - EMBRAPA CAFÉ
14:50h - Conferência: Irrigação e Fertirrigação
Prof. Everardo C. Mantovani - UFV
15:40h - Café e visita aos estandes e sessão pôster
16:30h - Conferência: Resíduos do Processamento do Café:
Novas fontes de Renda

15:20h - Café e visita aos estandes e sessão pôster
16:00h - Apresentação oral de trabalhos
(Salão Nobre e Anfiteatro)
17:00h - Conferência: Ácaro da Mancha Anular do Cafeeiro:
Bioecologia, Danos e Controle
Dr. Paulo Rebelles Reis - EPAMIG
18:00h - Jantar
Dia 29/09/00 - Sexta Feira

08:30h - Conferência: Colheitadeiras de café
Prof. Nilson Salvador - UFLA
09:20h - Conferência: Nutrição do Cafeeiro: Lavouras tradicionais, Adensadas e Orgânicas
Prof. Eurípides Malavolta - USP
10:10h - Café e visita aos estandes e sessão pôster
11:00h - Conferência: Manejo da Lavoura de Sequeiro e Irrigada
Dr. Roberto Santinato - MA/SARC
12:00h – Encerramento

TAXA DE INSCRIÇÃO

Profissionais: R$ 80,00
Universitários: R$ 40,00

INFORMAÇÕES GERAIS

Ficha de inscrição, programa definitivo, informações sobre transporte aéreo, traslados e hospedagem serão divulgados no 2¼ comunicado.

ENDEREÇO PARA ENVIO DOS TRABALHOS E OUTRAS INFORMAÇÕES

Unidade Coordenadora do Simpósio de Pesquisa do Café do Brasil.
Embrapa Café - Parque Estação Biológica
PqEB Final da W/3 Norte Brasília DF CEP:70770-901