Por quê
os insetos são o grupo mais diverso do planeta?
Para todos os lados que você olha, mesmo sem perceber, existem insetos.
Por quê isto ocorre com eles e não com as aranhas, por exemplo
que é um grupo próximo?
Verificar na prática a diversidade dos insetos em relação
aos outros organismos e procurar uma explicação para o fato.
Redes de batida, sugadores, vidros com tampa, placas de petri, pinças,
lupas, armadilhas diversas, sacos plásticos, acetato de etila.
Campo (30 min) Laboratório (1 hora)
-
Esta aula deverá
ser feitas em grupos compostos pelos estudantes de cada bancada.
-
Cada grupo deverá
dividir as seguintes tarefas:
- Coletar organismos
utilizando a rede de batida
- Armazenar
os organismos coletados pela rede dentro de um saco plástico
contendo acetato
- Coletar os
organismos caídos no pitfall do seu grupo
- Coletar todos
os organismos (vegetais e animais) dentro de um círculo
no gramado
- Verificar
e anotar quais os organismos caíram nas outras armadilhas
-
Voltar ao laboratório
e colocar o material coletado nas bandejas.
-
Fazer a triagem
do material separando bichos e plantas agrupando-os em "espécies".
-
Fazer a contagem
de todos os tipos de organismos encontrados (besouro, grilo, aranha
capim, grama, carrapato, centopéia, piolho de cobra, lagarto,
cobra, passarinho, elefante, etc).
-
Separar quantos
insetos diferentes foram encontrados.
-
Preencher a tabela
no quadro.
Armadilha
|
Grupo 1
|
Grupo 2
|
Grupo 3
|
Grupo 4
|
Grupo 5
|
Total
|
|
Inseto
|
Planta
|
Outros
|
Inseto
|
Planta
|
Outros
|
Inseto
|
Planta
|
Outros
|
Inseto
|
Planta
|
Outros
|
Inseto
|
Planta
|
Outros
|
|
Rede
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Pitfall
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Círculo
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Outras
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Total
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
-
Desta tabela calcular
as médias e desvios padrões
|
Inseto
|
Planta
|
Outros
|
Rede
|
Pitfall
|
Círculo
|
Outras
|
Média
|
|
|
|
|
|
|
|
DP
|
|
|
|
|
|
|
|
|