Visando uma nova proposta de ensino, vem sendo implantado um programa de incremento no atendimento extra-classe aos alunos de graduação(PROIN/CAPES/ UFV). . Isto é possível pela atuação dos tutores( alunos de pós graduação), que tem por atividades um plantão permanente para solução de dúvidas relativas às aulas ministradas e trabalhos práticos. Embora a frequência à tutoria seja opitativa para os alunos da graduação, eles escolhem, no início do semestre, um horário pré determinado pelo tutor, o qual se compromete com o cumprimento das Regras Básicas para a Tutoria. Cada tutor cumpre um horário máximo de 4 horas semanais, compreendo o periodo de segunda à sexta-feira em horários da manhã e da tarde.
Os tutores estão instruídos a levar o aluno a pensar sobre a própria dúvida, obtendo passo-a-passo a solução de problemas, estabelecendo assim uma linha de raciocíonio consoante com os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além dos tutores darem orientação em tópicos lecionados, eles também auxiliam no planejamento e execução dos trabalhos práticos( Projeto de Pesquisa ou Coleção Entomológica) . Ambos os trabalhos tem por objetivo estimular o raciocínio no campo da Entomologia, provocando no aluno uma busca natural do conhecimento.
Desta forma a estrutura dos exercícios foi idealizada de forma a suscitar nos alunos a necessidade de buscar em diversas áreas do conhecimento( estatística, filosofia da ciência, biologia, ecologia de insetos e etc) os elementos para melhor compreender a Entomologia. Lembrando que estes exercícios são desenvolvidos seguindo o método científico, o qual é guiado continuamente pelos tutores e professores. Tendo em mãos a ajuda de normas básicas para a elaboração de projetos e para apresentação de coleções entomológicas, para uma melhor execução dos trabalhos práticos.


Avaliação dos Projetos Práticos