A UFV- A Universidade Federal de Viçosa originou-se em 28 de agosto de 1926, seu idealizador Arthur Bernardes, que na época ocupava o cargo máximo de Presidente da República. A princípio chamava-se ESAV (Escola Superior de Agronomia e Veterinária). Em 1927 foram iniciadas as atividades didáticas, com a instalação dos Cursos Fundamental e Médio e, no ano seguinte, do Curso Superior de Agricultura. Em 1932 foi a vez do Curso Superior de Veterinária. No período de sua criação, foi convidado por Arthur Bernardes, para organizar e dirigir a ESAV, o Prof. Peter Henry Rolfs. Também veio, a convite, o Engenheiro João Carlos Bello Lisboa para administrar os trabalhos de construção do estabelecimento.
Em 1948, o Estado de Minas Gerais transforma a ESAV em UREMG- Universidade Rural do Estado de Minas Gerais. O desenvolvimento e a qualidade da universidade rendeu-lhe notoriedade no cenário nacional e em 15 de julho de 1969 a UREMG foi federalizada com o nome de Universidade Federal de Viçosa.A Universidade Federal de Viçosa vem acumulando, desde sua fundação, larga experiência e tradição em ensino, pesquisa e extensão, que formam a base de sua filosofia de trabalho.
Por tradição, a área de Ciências Agrárias é a mais desenvolvida na UFV, sendo conhecida e respeitada no Brasil e no Exterior. Apesar dessa ênfase na agropecuária, a Instituição vem assumindo caráter eclético, expandindo-se noutras áreas do conhecimento, tais como Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas, Letras e Artes.
Nos últimos anos, a UFV tem passado por extraordinário crescimento acadêmico-administrativo o que lhe rendeu o honroso 1˚ lugar entre as universidades de Minas Gerais e 3˚ no país na avaliação do MEC.
Apoio |